Translate

Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia de Nelson Motta




Autodefinido "preto, gordo e cafajeste, formado em cornologia, sofrências e deficiências capilares", o tijucano Tim Maia integrou o funk e o soul aos ritmos brasileiros, criou um estilo único e exuberante e se tornou um dos artistas mais querido do público, da crítica e principalmente de outros artistas de diversos gêneros e gerações. Cantor extraordinário, de voz potente e fabuloso sentido rítmico, além de incontáveis sucessos que até hoje animam festas e embalam romances, Tim criou também um dos mais hilariantes personagens do Brasil moderno, o "síndico" anárquico, polemico e indomável, desafiando a lei e a ordem em nome da música e da liberdade. Como raros artistas brasileiros, Tim sempre fez apenas o que queria, com quem e quando queria, do jeito que queria. E pagou o preço da sua liberdade e independência com inúmeras brigas e processos judiciais com gravadoras e empresários, se tornando um dos primeiros músicos brasileiros a ter sua própria gravadora e controle total de sua carreira. O jornalista e produtor musical Nelson Motta foi amigo e fã de Tim desde 1969, quando produziu o seu histórico dueto com Elis Regina, até 1997, em Nova York, poucos meses antes de sua morte. Sem censura, sem restrições e sem julgamentos, fiel à memória rebelde, desbocada e transgressora de Tim Maia, Nelson narra com paixão e irreverência a sua carreira brilhante e sua vida turbulenta, esperando que, como na canção de Caetano Veloso, tudo saia como o som de Tim Maia. (FONTE)



Até hoje, das pessoas famosas que morreram, apenas duas me deixaram realmente triste, muito triste: Ayrton Senna da Silva e Sebastião Rodrigues Maia, o Tim. Logo, eu não poderia deixar de ler e me extasiar e também, me espantar, com as passagens da vida dele que eu não conhecia. Intensidade é uma palavra fraca para Tim Maia. Nelson Motta foi preciso ao usar a palavra "fúria" no título do livro. Então, se você gosta de Tim Maia, gosta de ler biografias, ou aprecia um bom livro, não perca esta leitura. Abaixo, um vídeo de um especial da Rede Globo; Tim Maia cantando "Sossego".






Um comentário:

Hugo Morais disse...

Acabei de ler o livro e achei que Nelson Motta escreveu com tamanha paixão que as vezes parece que ele compactua com tudo que Tim fazia de errado. É a única reclamação que tenho a fazer.