Translate

Hitler - A Ascensão do Mal





Este filme começa por fazer o retrato da mente jovem e em desenvolvimento de um louco embrionário, acompanhando-o nos seus anos de formação e em como evolui no homem que explorou a nação, que apelou por um líder que pudessem seguir. Motivado pela raiva e distorcido pelo ego, Hitler luta num mundo que acredita dever-lhe algo, seduzindo a Alemanha numa dança macabra de rendição e controle.



O filme, de quatro horas de duração, foi dividido em duas partes e exibido pelo History Channel. Ele conta a vida de Hitler da infância até a tomada do poder na Alemanha. Como eu não conhecia a trajetória da vida dele em detalhes, fiquei impressionada como foi possível que ele tivesse alcançado seus ideais (ainda que em parte). Pareceu-me patente que ele não era detentor de uma mente sadia e no entanto, seduziu tantas outras mentes... Na verdade, poucos mantiveram a lucidez e tentaram evitar o crescimento de Hitler. e, estes, pagaram com a vida. Bem, eu AMO história, se você gosta tambem, não deve perder. É um ótimo filme.



4 comentários:

Anônimo disse...

Hitler é incompreendido. Só é visto e lembrado por conta do Holocausto (que foi algo realmente reprovável) mas as pessoas esquecem dos ideais sonhados por ele para uma Alemanha perfeita. Queria criar do nada uma enorme nova cidade que seria inpirada na Roma antiga (ficaria belíssimo se tivesse sido construida), queria dar direitos ao alemaes dentro da Alemanha, empregos, qualidade de vida (afinal, 80% do capital na epoca estava nas maos de Judeus; a maioria dos alemaes não judeus era paupérrima e isso é fato, não é historia), foi responsavel por avanços medicos consideraveis, na verdade, sem os tão mal falados testes em humanos feitos pelos nazistas, estariamos bem atrasados na area medica hj em dia. Enfim, ele teve 2 erros (matar judeus e tentar dominar outras nações, mas biologicamente falando, o ideal da "raça perfeita" ja era defendido e conhecido por Darwin muitos anos antes de Hitler existir e não causou esse estardalhaço todo.

Nina Victor disse...

Pena que você não se identificou...
De qualquer maneira, sua opinião está publicada.
Obrigada.

Matheus disse...

Resposta ao anônimo (Parte I):

Hitler foi compreendido, ao contrário do que você diz, pois teve apoio popular na época, infelizmente. Mas para isso, teve que aplicar um banimento da mídia e uma ditadura, pena que não consigo entender o motivo dessas ações... Chuto, com um pouco de sanidade mental, que ele tinha medo da oposição e da razão. Obviamente existiam pessoas que não estavam ofuscadas pelo medo e pelo ódio, e esses indivíduos que tentaram avisar o seu povo, todos morreram, foram calados ou fugiram. Hoje, Hitler também é compreendido, e do jeito que deve ser: um maníaco que sujou a história da humanidade, como muitos outros.
O 80% do capital que estava mantido nas mãos dos judeus- desculpe-me, duvido da veracidade desse número, mas não importa-, não estava mantido nas mãos de JUDEUS, como você diz, mas sim, de judeus ALEMÃES, que pegavam impostos como todos os outros. Você também deve estar negligenciando, pois é isso que os radicais fazem, que na primeira guerra mundial, foram muitos os judeus que morreram pela bandeira alemã, e com certeza esses homens que sobreviveram foram mortos pelo partido nazista. Desculpe-me em alumiá-lo, mas os judeus não roubaram os empregos, não implodiram a economia alemã, não eram os culpados da crise pós primeira guerra, pois eles eram parte da Alemanha, como são do Brasil, dos Estados Unidos, da Inglaterra, etc, o verdadeiro culpado foi o radicalismo- baseado na super nacionalização alemã- e no imperialismo.

Matheus disse...

Resposta ao anônimo(parte II):
Se você lesse um pouco mais, saberia que esse "darwinismo-social" que você sugere que Charles Darwin apoiou ou dissertou a favor, é uma das maiores falácias que já inventaram sobre a tese desse célebre biólogo. Com certeza você não deve saber nada, absolutamente nada da teoria da evolução, pois se soubesse, não divulgaria metade da bestagem que você pensa. A raça perfeita, biologicamente falando, é um dos maiores erros da humanidade e um dos maiores ataques a inteligência humana. Logicamente, pessoas que defendem isso, não que você seja um desses, anônimo, não possuem lucidez, leitura concreta e racionalidade, pois é uma tese baseada na ignorância. Uma tese que crê que a evolução selecionou um cérebro mais capaz aos brancos, ou aos arianos, não deve ser levada a sério; deve, ao máximo, resultar em alguns risos, já que todos os ciscos do pensamento deveriam gerar humor. Não sofro em lhe dizer, caro anônimo, que a raça apenas possuí vantagens em âmbitos à margem da capacidade racional, ou seja, a "raça perfeita" não seria melhor do que um judeu, um negro, etc, pois o potencial de massa cerebral seria o mesmo. Creio que a tese de uma “raça superior” é completamente destruída quando descobrimos que todos nós viemos da África, todos éramos negros, e foi a seleção natural que gerou os brancos e as outras raças- por questões como absorção de vitaminas, por exemplo, nenhuma ligação com cérebro e superioridade racional, como pode perceber.
Só para te avisar: Hitler não é lembrado apenas pelo lado “negativo” de suas ações -Holocausto e toda sua ideologia baseada na imundice preconceituosa-, como você disserta, mas também é lembrado pela crise que abandonou o “seu país” depois de perder a guerra que ele provocou. Hoje, esse sujeito incompreendido, é odiado pelo seu povo; um reflexo das consequências de suas ações sórdidas que ainda perpetuam na Alemanha, que, felizmente, reergueu-se sem o nazismo; sem a ultra direita conservadora; sem a ignorância. Esse desvairado não nos deixou nenhuma herança digna, não nos deixou nada. Seu ideal para uma Alemanha perfeita era baseado em um pensamento ignóbil e radical. Nada adiantaria recriar uma Roma, se ela só fosse habitada unicamente pelos arianos; nada adiantaria a erradicação da fome, se ocorresse simultaneamente à erradicação da liberdade e do conhecimento.
É uma pena que ainda existam pessoas que tentem justificar alguns de seus atos, como os avanços médicos em cobaias humanas. Todavia, é mais alarmante e ridículo ler isso de um cidadão do povo brasileiro, pois sem dúvidas, se dependesse deste político alemão, estaríamos nos campos de concentração, mortos junto aos judeus. Sinto avisar-lhe: não somos arianos, na realidade, para o Partido Social Nacionalista, ou melhor, para o Partido Nazista, somos oriundos da mais nojenta miscigenação possível, temos em nosso sangue os negros, os índios e o detrito português da época. Não há como entender como um indivíduo do solo brasileiro fala sobre a teoria da raça perfeita com naturalidade, nós somos uma mistura PURA de culturas e raças. Essa naturalidade deve ser no mínimo, culpa da estupidez, novamente. Sinto lhe informar, de novo, que quanto mais misturado um indivíduo for, melhor será para ele, pois será mais imune a mais tipos doenças, e, em teoria, pegara os genes mais favoráveis a ele.
Não me assusto quando leio que Adolf Hitler foi um dos homens mais perversos, nojentos e loucos que já pisaram na face da terra. Não há como admirar um projeto político, nenhuma parte dele, quando ele causou a morte de cerca de 60 milhões de pessoas; quando ele legitimou a indústria da morte, como nunca ocorreu antes; quando ele tinha como uns dos principais objetivos a ignorância do povo. Não entendo como você defende, mesmo que minimamente, alguns pensamentos desse lunático. Ele deveria ter sido o último exemplo que qualquer radicalismo nos pensamentos do homem só nos leva mais à asneira.
Desculpe se pendi na linha entre a emoção e a dissertação, mas é que os disparates me incomodam demasiadamente.