A história se passa na Inglaterra feudal e mistura alguns personagens reais com personagens fictícios. Antes de ler o livro vi algumas críticas ruins, pessoas que viram o livro como algo destinado a nos ensinar a respeito da arte da época ou ainda um livro com cunho religioso e tendencioso. Não concordo com nenhuma dessas coisas. O ponto principal do livro é a história do encontro entre Mestre Finn e a viúva Lady Kathryn e os sentimentos e as consequências disso. As questões religiosas e até mesmo a arte das iluminuras são apenas o pano de fundo para os dramas e questões pessoais de cada personagem. Se você estiver interessado em ler uma história de amor, um romance, terá em mãos um livro muito bom e dinâmico. Agora, caso seus interesses sejam lições de história da arte e das religiões, sugiro que procure outros títulos.
O Mestre Das Iluminuras, de Brenda Rickman Vantrease
Marcadores:
brenda rickman vantrease,
drama,
ficção histórica,
livro,
o mestre das iluminuras,
romance
A Grande Aposta (2015)
A Grande Aposta nos mostra como se formou a chamada bolha imobiliária nos Estados Unidos por volta de 2005. A crise foi gigante. O filme interessante, porém, muito confuso caso você já não tenha alguma noção de como o mundo dos investimentos funciona. Eu, que não entendo nada disso fiquei meio perdida em alguns momentos, mesmo como o "glossário" em forma de esquetes que aprece vez por outra para explicar termos mais específicos. Apesar disso, é um filme que eu gostei muito de ver e, quem sabe se algum dia eu o rever possa entender com mais clareza os meandros da situação.
Marcadores:
a grande aposta,
baseado em fatos reais,
bolha imobiliária,
brad pitt,
christian bale,
drama,
filme,
ryan gosling,
steve carell,
the big short
O Quarto De Jack (2015)
Cansada emocionalmente e segura de que tinha visto um ótimo filme. Assim eu me senti ao findar O Quarto de Jack. A história do menino nascido durante o cativeiro da mãe, sequestrada aos 17 anos, sua fuga e vida pós confinamento é densa e perturbadora... A atuação do menino Jacob Tremblay é tão convincente, comovente e perfeita, que dá até para relevar sua voz irritante. Prepare seu coração e não deixe de ver o filme.
Marcadores:
brie larson,
drama,
emma donoghue,
filme,
jacob tremblay,
lenny abrahamson,
o quarto de jack,
room
Creed, Nascido Para Lutar (2015)
A história é simples: em Creed vemos o filho do campeão Apollo Creed convencer Rocky Balboa a ser seu treinador e ajuda-lo a integrar-se no frenético mundo dos campeonatos de box. Pois é... é só isso e é um filmaço! Diverte, emociona, tem um ritmo muito bom e mostra pessoas superando suas lutas pessoais e isso, na maioria das vezes, torna o filme bacana. Mesmo que você não seja um apreciador de lutas, vale a pena assistir, nem que seja para rever o personagem-lenda e sensacional vivido por Sylvester Stallone na saga Rocky, que começou em 1976.
Marcadores:
apollo creed,
box,
creed,
drama,
esporte,
filme,
luta,
michael b jordan,
rocky balboa,
sylvester stallone
Uma Curva No Tempo, de Dani Atkins
Durante uma confraternização, Jimmy perde a vida ao salvar de um acidente, sua melhor amiga Rachel. Cinco anos depois, ainda devastada com as consequências físicas e emocionais do fatídico dia, Rachel, volta a sua cidade natal para o casamento de uma amiga e após um desmaio ao visitar o túmulo do falecido amigo, tudo muda. O livro é ótimo, mantém o suspense, é muito bem encadeado e nos faz pensar: e se a vida nos desse uma segunda chance?...
The Lobster (2015)
Imagine um tempo no qual ser solteiro é inaceitável... é aí que The Lobster acontece. A pessoa é mandada para um hotel onde tem quarenta e cinco dias para encontrar uma companhia ou será transformada num animal à sua escolha. O que deveria ser comédia vira um drama e o clima distópico é bastante incomodativo; pois no absurdo há uma pontada de realidade, basta fazer algumas analogias.
Marcadores:
colin farrell,
comédia,
drama,
filme,
rachel weisz,
the lobster
Amy (2015)
Tem pouco tempo que eu li um livro sobre A.Winehouse e isso despertou meu interesse em assistir o documentário Amy. E ver as imagens daquilo que eu li, dói muito mais. Com cenas inéditas e registros musicais que não haviam sido divulgados ainda, o filme nos leva a crer que amar demais e sucesso repentino podem realmente desestabilizar as almas mais sensíveis. Talvez se Mitch , o pai, fosse mais zeloso com o bem estar de Amy e menos preocupado com a carreira dela ($$$), a morte prematura de Amy poderia ter sido evitada. Talvez...
Marcadores:
amy winehouse,
biografia,
documentário,
jazz,
música
What Happened, Miss Simone? (2015)
Nem sei bem como descrever o quanto me emocionei e chorei com esse maravilhoso documentário "What Happened, Miss Simone?" Conhecer a vida da emblemática Nina Simone, contada por ela mesma e pelas pessoas que com ela conviveram é uma oportunidade que os amantes da boa música não devem perder. Tem cenas de arrepiar, interpretações memoráveis e muito, muito sofrimento. É uma história de vida que vale a pena conhecer e refletir a respeito.
Marcadores:
biografia,
direitos civis,
documentário,
jazz,
liz garbus,
música,
nina simone
Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (2015)
Eu já tinha visto outros documentários falando sobre a Cientologia, todos eles assustadores. Baseado no livro de Lawrence Wright, "Going Clear..." não fica atrás. Diversas pessoas relatam suas experiências e posterior decepção com relação aos métodos usados, que mais parecem voltados a uma lavagem cerebral ou a produção de pessoas robotizadas e servis aos objetivos da dita igreja. A coisa é tensa e movida a dinheiro. Vale a pena dar uma olhada.
A Sombra Do Vento, de Carlos Ruiz Zafón
Começo dizendo que esse é um dos melhores livros que eu já li. Que história envolvente, intrincada, misteriosa, inusitada mas que no final tudo se explica, nada foi despropositado, tudo se aproveita em prol do nosso deleite. Tem mistério, tem romance, tem crime, tem drama, tem humor. A busca do jovem Daniel pelo paradeiro do escritor Julián Carax cujos livros foram sistematicamente destruídos é imperdível. Não há muito a dizer já que gosto de preservar as surpresas da leitura. Porém, digo sem medo e com urgência, leiam!
Marcadores:
a sombra do vento,
carlos ruiz zafón,
ficção,
romance
O Regresso (2015)
Inspirado na incrível história de Hugh Glass, O Retorno é um filme muito bem realizado e com atuações marcantes e bela fotografia. Durante um inverno implacável, o protagonista é abandonado à beira da morte, após ser atacado por um urso. Com determinação e força sem limites ele consegue superar todas as dificuldades em busca de vingança. Um sucesso. Entretanto, fiquei entediada e tive sono vendo o filme. A atuação de Leonardo DiCaprio foi o que me salvou de adormecer... Na verdade, achei o trailer mais interessante que o filme.
Canibais (2013)
Esse é um bom exemplar daqueles que classifico como "filme porcaria bom", ou seja: é ruim mas diverte. O título em português "Canibais", já entrega a história. Um grupo de universitários vai para a Amazônia Peruana a fim de fazer um protesto em prol da floresta e dos indígenas da região. O resto você já sabe: salve-se quem puder!
O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, de M. Baigent, R. Leigh, H. Lincoln
Esse livro, lançado em 1982, deu origem a famosa história de Dan Brown, O Código Da Vinci. Os autores fazem uma longa pesquisa a respeito da teoria de que Jesus e Maria Madelena teriam deixado uma descendência. A partir daí teremos informações sobre o Priorado de Sião, sobre a Dinastia Merovíngia, sobre os Templários, sobre os mistérios de Rennes-le-Château e várias outras coisas que vão tecer uma baita teoria da conspiração. Algumas partes são interessantes, outras um pouco chatas. No geral vale pela curiosidade.
Marcadores:
dinastia merovíngia,
frança,
henry lincoln,
história,
jesus cristo,
jornalismo investigativo,
livro,
maria madalena,
michael baigent,
mistério,
o santo graal e a linhagem sagrada,
richard leigh,
santo graal
Spotlight - Segredos Revelados (2015)
Spotlight mostra o caminho percorrido por um grupo de jornalistas para documentar e denunciar os casos de pedofilia perpetrados por padres católicos ao longo de décadas e a criminosa omissão da Igreja Católica a respeito do assunto. A história é verdadeira e recente. Apesar do filme estar bem cotado com os críticos eu não gostei muito. Achei meio chato e quando pensei que a coisa ficaria melhor, o filme termina, ele não mostra muito bem a repercussão de tudo isso. Nesse ponto fiquei frustrada. Menos mal, pois como os acontecimentos são recentes eu me lembro do que houve depois das denúncias.
Marcadores:
baseado em fatos reais,
drama,
escândalo,
filme,
igreja católica,
pedofilia,
segredos revelados,
spotlight
Confie Em Mim, Eu Sou O Dr. Ozzy, de Ozzy Osbourne
Baseado na coluna escrita para o Sunday Times, o livro traz divertidas dicas de saúde e relacionamento dadas pelo roqueiro Ozzy Osbourne (para quem não sabe, um sobrevivente dada a vida, digamos, inusitada, que ele teve). Além das tiradas hilárias, várias curiosidades fazem desse livro a indicação certa para uma leitura despreocupada e relaxante.
Marcadores:
confie em mim eu sou o dr ozzy,
humor,
livro,
ozzy osbourne,
relacionamentos,
saúde
História Do Mundo Sem As Partes Chatas, de Dave Rear
Esse é um livro de História que vai agradar até mesmo às pessoas que não curtem muito o assunto. É totalmente divertido e não deixa passar nenhum fato importante, do Big Bang aos dias atuais. Em alguns momentos porém, a ironia fina do autor pode confundir aqueles que não estão muito familiarizados com os acontecimentos; bem, eu tive essa impressão. De qualquer maneira é um livro muito agradável e de leitura bem fácil. Recomendo.
Marcadores:
dave rear,
história,
história do mundo sem as partes chatas,
história geral,
livro
A História Secreta, de Donna Tartt
Um rapaz californiano é aceito numa conceituada universidade e é convidado a frequentar um seleto e peculiar grupo de cinco alunos que estudam grego com um erudito professor. E em meio a festas e rituais uma manifestação de Dionísio leva a um acontecimento que irá mudar definitivamente o caminho de cada um. A história é bem interessante, cheia de ação e mistério.
Marcadores:
a história secreta,
crime,
donna tartt,
livro,
mistério
Amy e o Clube dos 27, de Howard Sounes
Tendo como fio condutor a morte prematura de Amy Winehouse, o autor discorre sobre a vida e a carreira da própria e Amy e de outros cinco astros da música que faleceram aos vinte e sete anos: Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain. Porém a lista de jovens artistas que fizeram a passagem aos vinte e sete anos não para por aí. Outros nomes são lembrados ao longo do livro, que diga-se de passagem, a gente começa a ler e não consegue largar. E bate uma saudade danada dessas pessoas geniais, talentosas, atormentadas e sofredoras.
Marcadores:
amy e o clube dos 27,
amy winehouse,
biografia,
brian jones,
howard sounes,
janis joplin,
jim morrison,
jimi hendrix,
kurt kobain,
livro,
música,
rock and roll
A Garota Dinamarquesa (2015)
A Garota Dinamarquesa é um filme livremente inspirado na vida dos artistas Lili Elbe e Gerda Wegener que viveram na virada do século XIX para o século XX. Lili, que nasceu homem é um dos primeiros casos documentados de trasgênero e, embora o filme não mostre tão a fundo o sofrimento de Lili, é sem dúvida, interessante e acerta ao tratar o assunto com a devida delicadeza. Vale a pena conferir.
Marcadores:
a garota dinamarquesa,
biografia,
drama,
eddie redmayne,
filme,
romance,
the danish girl
Os 33 (2015)
O filme Os 33, no conta que em 2010, uma mina de ouro situada no Chile desabou mantendo trinta e três mineiros presos no subsolo. O mundo acompanhou a difícil operação de salvamento dos trabalhadores que ficaram sessenta e nove dias confinados até que o resgate fosse possível. Essa história real é emocionante e mistura superação, determinação, tecnologia, fé e sorte.
Marcadores:
antonio banderas,
baseado em fatos reais,
drama,
filme,
os 33,
rodrigo santoro,
the 33
O Anatomista, de Frederico Andahazi
Excelente romance livremente baseado na vida de Realdo Colombo, cirurgião e professor de anatomia que viveu na Itália no século XVI, autor do livro "De re anatomica", onde dentre outras coisas, descreve sua maior descoberta: o "Amor veneris" e as consequências desse fato em sua vida. Não dá pra largar o livro, muito bom.
Marcadores:
amor veneris,
de re anatomica,
drama,
erótico,
frederico andahazi,
livro,
o anatomista,
realdo colombo,
romance
Homem Irracional (2015)
O Homem Irracional é um professor de filosofia em crise existencial. Certo dia ele ouve a conversa das pessoas de uma mesa próxima a sua numa lanchonete. Ao tomar a decisão de ajudar uma daquelas pessoas a resolver um problema, de forma anônima, ele vê seu interesse pela vida voltar e supera a crise que vinha atravessando. Roteiro e direção de Woody Allen. Eu gostei bastante.
Marcadores:
drama,
emma stone,
filme,
homem irracional,
irrational man,
joaquin phoenix,
woody allen
Assinar:
Postagens (Atom)