Translate

A Menina Que Roubava Livros, de Markus Zusak




Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E, saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a Própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história. História que, nas palavras dirigidas ao leitor pela ceifadora de almas no início de A menina que roubava livros, é uma dentre a pequena legião que carrego, cada qual uma tentativa - uma tentativa que é um salto gigantesco - de me provar que você e a sua existência humana valem a pena.



No início, o livro não me empolgou, mas por algum motivo, resolvi prosseguir com a leitura. Fiz bem. Tem menos de dez minutos que eu terminei de ler este livro. E, embora durante toda a leitura, algumas vezes eu me perguntasse qual o propósito daquela história ou até mesmo achasse o livro meio "devagar", ao concluir a história, tudo clareou e fez com que cada momento gasto com livro tivesse valido muito a pena. Eu não sei como o livro emocionou as outras pessoas e, continuo sem imaginar qual terá sido o propósito do autor; mas em mim, o livro teve o seguinte efeito: me fez observar que a morte não é tão ruim quanto possa parecer e, sim, cada espaço de tempo é precioso e o amor não pode ser deixado pra depois... nunca. A vida é agora.


Leia o primeiro capítulo do livro no site da Livraria Cultura.






A Casa Monstro




O filme conta a história de três garotos que enfrentam uma casa mal-assombrada e devoradora de pessoas, em plena noite de Halloween.



Não é a melhor animação do mundo, mas diverte e surpreende. Um bom passatempo para uma preguiçosa tarde de domingo... Crianças muito pequenas podem ficar assustadas de verdade. Falo sério! :)

Visite o site oficial AQUI.


O Aprendiz



Garoto (Brad Renfro) descobre que um de seus vizinhos é um ex-criminoso nazista, que vive com outra identidade em sua cidade. Para não entregá-lo às autoridades, exige que o fugitivo lhe relate suas memórias. A partir de então um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem.



Um filme mais ou menos. A primeira metade é tão chata que quase dá vontade de desistir. Perto do final dá uma melhorada, mas nada que chegue a empolgar. Não perderia nada, caso não tivesse assistido...



A Queda! As Últimas Horas de Hitler



"Der Untergang” (título original) é história. Uma reconstituição dos últimos dias do Império Nazista. O longa se passa entre os dias 30 de abril e 8 de maio de 1945. Este período abrange o último aniversário de Hitler, seu casamento com Eva Braun, seu suicídio e o cessar fogo completo entre a Alemanha e as tropas vencedoras da União Soviética. O 3º Reich durou 12 anos (1933/45) e sucumbiu em apenas 12 dias, e são justamente esses últimos momentos que o filme retrata. ( Lucas Salgado).




Mais um filme que não fala de ficcção e sim de realidade. Conta-nos os últimos dias do pesadelo mundial que foi a Segunda Guerra. Excelente! Imperdível!


Visite o site oficial do filme em português ou, se preferir, em inglês.


Elas Gostam de Apanhar, de Nelson Rodrigues




Seleção de crônicas lançada originalmente em 1974, da polêmica e inesquecível coluna "A vida como ela é..." do mestre Nelson Rodrigues. Ao editar a obra em prosa a Agir publica, após 23 anos fora das livrarias, Elas gostam de apanhar, em que o autor lança seu olhar cáustico sobre os dilemas e desejos indissociáveis da condição humana. Uma deliciosa seleção dos melhores contos.



Eu gosto muito de Nelson Rodrigues. E rapidamente "devorei" esta coletânea. Sei que ele não é uma unanimidade, mas estou entre os que admiram sua obra. E como não poderia deixar de ser, recomendo a leitura! ;)



Hitler - A Ascensão do Mal





Este filme começa por fazer o retrato da mente jovem e em desenvolvimento de um louco embrionário, acompanhando-o nos seus anos de formação e em como evolui no homem que explorou a nação, que apelou por um líder que pudessem seguir. Motivado pela raiva e distorcido pelo ego, Hitler luta num mundo que acredita dever-lhe algo, seduzindo a Alemanha numa dança macabra de rendição e controle.



O filme, de quatro horas de duração, foi dividido em duas partes e exibido pelo History Channel. Ele conta a vida de Hitler da infância até a tomada do poder na Alemanha. Como eu não conhecia a trajetória da vida dele em detalhes, fiquei impressionada como foi possível que ele tivesse alcançado seus ideais (ainda que em parte). Pareceu-me patente que ele não era detentor de uma mente sadia e no entanto, seduziu tantas outras mentes... Na verdade, poucos mantiveram a lucidez e tentaram evitar o crescimento de Hitler. e, estes, pagaram com a vida. Bem, eu AMO história, se você gosta tambem, não deve perder. É um ótimo filme.



Era no Tempo do Rei, de Ruy Castro



“Um romance histórico de tintas cômicas que promove o encontro de uma das figuras mais importantes da História do Brasil, D Pedro I, com o protagonista de um dos clássicos da literatura nacional, Leonardo, de Memórias de um sargento de milícias, escrito por Manuel Antônio de Almeida. Por obra do acaso, os dois, ainda adolescentes, acabam se tornando amigos e participando de uma aventura capaz de mudar os rumos do país e até do mundo.”



Não foi a toa que este livro foi escolhido, pelos internautas, como o melhor de 2007 numa pesquisa feita pelo Globo Online. Ele é delicioso, rápido, divertido, daqueles que a gente não tem vontade de parar de ler e fica com pena quando termina. Ótima leitura para qualquer momento: antes de dormir, na condução, em salas de espera, no sofá da sala, enfim, não importa onde você esteja, leia! :)



Elite da Tropa

"Elite da Tropa" é o primeiro livro, no Brasil, a mostrar este lado desconhecido do combate diário, nas grandes cidades - o ponto de vista do policial, seus hábitos, medos e desafios. A partir de experiências reais, os autores criaram uma ficção vertiginosa, que nos arrebata e surpreende, ao mostrar o cotidiano de homens adestrados para se transformarem em cães selvagens. Pela primeira vez, vamos acompanhar a rotina do policial ouvindo a sua própria voz, seguindo seus passos, seu drama diário, ele que pratica a brutalidade extrema, porque não se sente regido pela legalidade constitucional, mas pelo imperativo da guerra. "Elite da Tropa" é uma narrativa de ficção, onde fatos e cenários foram reescritos em parte ou no seu todo. Todos os lugares e pessoas têm nomes fictícios, para que sua identidade fosse preservada. Assinado por uma das maiores autoridades do Brasil em segurança, o antropólogo Luiz Eduardo Soares, e dois policiais, André Batista e Rodrigo Pimentel, este livro revela subterrâneos explosivos de uma cidade partida.



Como eu já havia visto o filme "Tropa de Elite" cinco vezes, resolvi comprar o livro, que embora não conte a mesma história do filme, certamente serviu de inspiração para o mesmo. Na primeira parte do livro temos os relatos de situações que, misturadas e adaptadas, formam o que vemos no cinema. Na segunda parte, há uma trama muito boa e ao mesmo tempo, assustadora... afinal, percebemos o quanto somos ingênuos e como os bastidores do poder são sórdidos. Vale a pena a leitura.