Translate

The Midnight Sun Will Never Set

Esta música me provoca os pensamentos mais impuros e sagrados. É daquelas que ouço seguidamente, sem parar e viajo nos meus sonhos e desejos até que todas as imagens mentais estejam alinhadas e perfeitas, prontas para serem soltas no astral.
Quem faz magia na vida sabe do que estou falando...

A composição é de Quincy Jones, mas lamentavelmente, não sei dizer quem toca neste vídeo. Se você souber e me informar, ficarei imensamente grata. Obrigada, desde já! :)

Agora já sei: "Quincy Jones Big Band", solista Phil Woods. ;)





Memórias de uma Gueixa (2005)





Em 1929, uma japonesa órfã sai de uma vila de pesca e é enviada para a cidade, onde é preparada para se tornar uma gueixa. Ela é treinada em habilidades artísticas e sociais, passando a fazer parte de um mundo privilegiado, mas cheio de intrigas. Quando chega a Segunda Guerra Mundial, seu mundo mudará mais uma vez.



Revendo o filme, confirmei que ele é um dos que mais gostei dos últimos tempos. Um história de amor belíssima que conseguiu me convencer. Logo eu, que não gosto de filmes românticos. São mais de duas horas de filme que passam sem que se sinta desconforto ou enfado. Tudo no filme é belo, tudo seduz, tudo se explica. É puro sentimento. Lindo demais.





O Código Da Vinci (2006)




Robert Langdon (Tom Hanks) é um famoso simbologista, que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. A morte deixou uma série de pistas e símbolos estranhos, os quais Langdon precisa decifrar. Em seu trabalho ele conta com a ajuda de Sophie Neveu (Audrey Tautou), criptógrafa da polícia. Porém o que Langdon não esperava era que suas investigações o levassem a uma série de mensagens ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo que já dura mais de 2 mil anos.



Continuo sem ter lido o livro mas finalmente vi o filme. E como conclusão, percebo que fiz bem em não ler o livro, que tenho em casa (edição ilustrada de capa dura), desde o Natal retrasado. A história até que é boa mas assunto não é novidade pra mim, pois já havio lido a respeito desde muito tempo, ainda quando estudava Astrologia com o Pedro Tornaghi e Tarot com Rosane Pinheiro, lá pelos anos 80. Sobre o filme só posso dizer que é chato. Chatíssimo pra falar a verdade. O Tom Hanks com uma interpretação digna de Tom Cruise... tá, vá lá, não dá pra fazer milagres com um personagem sem sal como aquele. E aquele final ao estilo do "Alquimista" do Paulo Coelho também é de doer, nada original... Isso sem falar naquela atriz que fez Amelie Polin com cara de Amelie Polin... Tô sendo chata? Que seja. Culpa do filme me contagiou...




Os Vampiros do Rio Douro, de André Vianco




Em Vampiros do Rio Douro o autor e roteirista André Vianco conta como surgiram os protagonistas de Os Sete e Sétimo em meados do século XIV, numa Portugal medieval, conturbada e cheia de misticismo. Vilas isoladas, personagens insólitos, tocaias, tramas e traições formam o cenário por onde transitam Dom Guilherme, o senhor feudal da vila Castelo Douro, os pescadores Miguel e Sétimo, bem como tantos outros personagens ora temíveis, ora estranhamente cativantes.



Eu esperava mais dos quadrinhos tão bem encadernados. Apesar de ser uma adoradora de histórias de vampiros não me encantei pelos dois volumes. Talvez os livros de AndréVianco sejam legais, afinal fizeram bastante sucesso... ainda não os li mas já estão aqui em casa, na fila de leituras.





Dorm - O Espírito (2006)




Menino é mandado para o colégio interno no meio do ano letivo. Após o trauma de chegar num lugar estranho e não conhecer ninguém e o desconforto de dormir numa cama que já pertenceu a diversas pessoas, ele acaba fazendo um único amigo e, juntos vão desvendar os mistérios da escola.



O filme, apesar de classificado como terror, conta a emocionante história da amizade entre dois meninos, que, solitários, encontram um no outro o porto seguro para suportar suas mazelas pessoais. É tocante, evolui muito bem e a interpretação dos garotos é muito boa. Um filme que fica, uma história que sempre será lembrada. Eu recomendo.





A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro




Um romance impudico e provocador. Às vezes chocante, às vezes irônico, sempre instigante. Um livro, que, não por acaso, ele dedica às mulheres. Com a deliciosa sugestão de que, realmente, não existe pecado do lado de baixo do Equador.



O livro é um relato de uma senhora de idade avançada contando sua vida sexual. Tudo muito informal, muito chulo e ao mesmo tempo com alguns toques de requinte cultural, quando a tal senhora se perde em divagações paralelas às suas peripécias sexuais. Embora o assunto principal seja sexo, não é um livro erótico no sentido mais elevado da palavra. Mas sim, um livro devasso. Logo, se você se ofende facilmente, se tem convicções religiosas e/ou morais extremamente rígidas, se é puritano, pudico, afasta-se deste livro! Porém, se pode suportar narrativas totalmente fora dos padrões aceitáveis, leia. Mas não espere grande coisa.



Elo Selvagem (2007)




Um renomado cientista se junta a alguns estudantes norte-americanos numa incursão às florestas africanas para investigar um isolado grupo de macacos assassinos que parecem ser o elo perdido. A boa notícia é que eles não fazem a caminhada em vão – eles acham os macacos. Infelizmente, esta é a má notícia também, principalmente ao cair da noite.



Produção Tailandesa. É ruim demais! Não dá medo, não assusta e nem faz rir. Esqueça o filme. Ou, veja e observe como desperdiçar um bom ator, no caso F. Murray Abraham.





A Hora Negra (2006)




Produção Espanhola. Após a última Grande Guerra as armas químicas causaram estragos entre a humanidade. Os seres-humanos se transformaram em perigosos zumbis. Uma pequena comunidade de oito pessoas, entre elas crianças, tenta sobreviver a esta situação hostil vivendo isolada em um casarão abandonado. Eles não podem abandonar o lugar e vivem em perpétuo estado de vigilância. Porém a comida está cada vez mais escassa, faltam remédios e munição. Para encontrá-los devem abandonar a área segura, mas ao redor da pequena zona habitada rondam ameaças que eles nem se atrevem a falar.



Logo no início pensei em desistir do filme. Persisti. Ao longo da fita alternei curiosidade e tédio. Porém, o final do filme me ganhou. Cheguei a sentir um frio na barriga... Coisa que eu considero como possibilidades reais me apavoram. Foi o caso! ;)




Quase Nada - Zeca Baleiro




de você sei quase nada
pra onde vai ou porque veio
nem mesmo sei
qual é a parte da tua estrada
no meu caminho

será um atalho
ou um desvio
um rio raso
um passo em falso
um prato fundo
pra toda fome que há no mundo

noite alta que revele
o passeio pela pele
dia claro madrugada
de nós dois não sei mais nada

se tudo passa como se explica
o amor que fica nessa parada
amor que chega sem dar aviso
não é preciso saber mais nada



Esta música reúne dois talentos do melhor quilate: Alice Ruiz e Zeca Baleiro. Ela, poeta de primeiríssima linha, capaz de tecer palavras deconcertantes e certeiras é responsável pela letra. Ele, na minha opinião, o melhor compositor que apareceu nos últimos anos: genial, eclético, elegante. Suas composições caem bem em qualquer momento, sempre.


Escolhi a música "Quase Nada", pois ela tem uma batida deliciosa e sensual e também porque fala tudo da paixão, do amor e assemelhados sem dizer... quase nada! ;)

Como música incidental - Amor, composição de João Ricardo e João Apolinário, gravada pelos Secos e Molhados. Muito boa também!




Laowai, de Sônia Bridi




Misto de reportagem e diário de viagem, Laowai narra a permanência do casal Sônia Bridi e Paulo Zero na China entre 2005 e 2006. Sem falar o idioma e com um filho de apenas três anos, encararam o desafio de montar a primeira base da TV Globo no Oriente. Sônia conta como foi viver dois anos num país literalmente do outro lado do planeta, com costumes completamente diferentes dos vivenciados até então - apesar de ambos serem cidadãos do mundo, os dois experientes jornalistas sofreram um grande choque cultural. A partir dos acontecimentos do cotidiano como alugar apartamento, liberar equipamentos na aduana, fazer exame para obter carteira de motorista, encontrar escola para o filho, descobrir onde comprar roupas para o seu tamanho ou abrir conta em banco, Sônia vai construindo um retrato da sociedade chinesa, em todos os seus aspectos, sob o ponto de vista de uma laowai, com olhar perspicaz de repórter e viajante experiente e uma perspectiva feminina que dá ao relato um sabor especialíssimo.



Sou completamente fascinada pela China, sua história, sua cultura, suas paisagens (ainda que, eu não sinta simpatia alguma pela Revolução Cultural Chinesa). Laowai é um livro muito bom, de fácil e leitura e lotado de informações sob todos os aspectos a respeito do modo de vida chinês. São curiosidades em geral, histórias emocionantes, passagens engraçadas. Aprendemos também algo sobre o Japão, Vietnã, Cingapura e Índia. Na parte final do livro há um álbum de viagem, onde podemos ver as belas fotos de Paulo Zero que registraram os momentos sobre os quais acabamos de ler. Imperdível! Ah sim, Laowai é uma das palavras usadas para "estrangeiro", pelo que percebi, seria o equivalente ao nosso "gringo"... ;)



Batman Begins (2005)






Ainda perturbado pelo assassinato de seus pais, ocorrido muitos anos antes, Bruce Wayne decide viajar o mundo em busca de aprendizado e do conhecimento da mente criminosa. Anos depois, quando se julga pronto, Wayne retorna a Gotham-City para lutar pela justiça, agora revelado em seu alter-ego Batman, um guerreiro mascarado que usará força e intelecto contra as sinistras forças do crime que se apoderaram da cidade.



Incrível! Só depois de responder ao comentário da Vivi no post abaixo é que me toquei que não havia registrado este filme aqui... Então, vou ser bem prática - o que tenho a dizer é: achei este muito melhor que o mais recente (The Dark Knight). Entender por que o Batman é quem é e as nuances de sua personalidade traçadas por sua história de vida é muito interessante. O aprendizado/treinamento pelo qual ele passou, o significado do morcego, enfim... Se eu já gostava do Batman desde os seriados da TV, filme ou desenho animado, depois de Batman Begins, caí de paixão de vez! :)







Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)





Em sua nova aventura para o cinema, Batman segue como o vigilante de Gotham City e tem Jim Gordon (Gary Oldman) e o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) como aliados, além do apoio de seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine) e do amigo Lucius Fox (Morgan Freeman). Mas um inimigo surge para ameaçar a paz da cidade: o Coringa (Heath Ledger), que inicia uma série de ataques e ameaça Rachel Dawes (Maggie Gylenhaal). Batman então percebe que não enfrenta simplesmente mais um vilão, e sim um adversário maquiavélico e inteligente que não poupará esforços para sair triunfante da batalha.



Batman, I love you!!! Sem sombra de dúvida é o meu herói preferido. Ainda mais nos filmes, sem a figura patética do Robin. A história é bacana, os efeitos, o climão dark, tudo ótimo, mas quem rouba a cena é Heath Ledger. Lamentável que ele tenha falecido. Quem será o próximo Coringa? Dificilmente alguém conseguirá superar a atuação de Ledger. Magnífica! Para o meu gosto pessoal, o filme só peca no excesso de explosões e perseguições de carro muito longas... coisa de menino, como eu costumo dizer. Até gosto um pouco, mas quando é demais, me cansa. Tirando isso, o filme é muito bom. Vejam! :)

Site Oficial AQUI.




Obrigado Por Fumar (2005)




O porta-voz das grandes empresas do tabaco manipula informações para minimizar o risco do uso de cigarros. Porém o interesse de seu próprio filho em seu trabalho faz com que ele repense o que faz.



Hum... o filme é legalzinho, começa num bom pique mas lá pelo terço final perde o embalo. Mas dá pra ver até o final, que diga-se de passagem não é nada politicamente correto... ;)





O Último Samurai (2003)




Um capitão americano é enviado ao Japão para combater os samurais remanescentes mas, após ser capturado, muda seus conceitos sobre o inimigo.



Mais um excelente filme que relutei em assistir porque é estrelado por Tom Cruise - o canastrão-mor de Hollywood, na minha pacata opinião. O filme é brilhante, imperdível, um primor. Lamentável que o Sr. Cruise seja sempre tão fraco em suas atuações, já que, geralmente, ele é escalado para boas histórias. A cientologia deve ser poderosíssima... ;)




Killing Me Softly With His Song - Roberta Flack







Esta música faz parte das minhas prediletas. É provável que entrasse no meu Top 10 Internacional. Gosto de tudo aqui, da letra, do arranjo, da voz da Roberta Flack e do jeito que ela canta. Além disso, esta música cabe direitinho numa passagem da minha vida. Muito bacana. Inesquecível! :)

PS. Deixo de publicar a letra pois ela aparece no vídeo.


Sex and Breakfast (2007)




Dois jovens casais procuram terapia sexual para tentar resolver seus problemas de relacionamento.



Não há muito o que dizer sobre este filme. É daqueles que vão de nada a lugar nenhum. A única curiosidade aqui é que as meninas é que são... digamos, inconstantes ou insatisfeitas e os rapazes, firmes nos seus sentimentos. Mas não gaste seu tempo. Não vale a pena.




Do Inferno (2001)




Em pleno ano de 1888, um inspetor investiga os assassinatos em série de diversas prostitutas, que podem estar ligados à presença de Jack, o estripador.



Bom filme. Tem um perfeito clima sombrio e embora trate dos brutais assassinatos cometidos por Jack, o Estripador, não tem cenas apelativas. O suspense se resolve ao final, ao contrário da verdade histórica, já que os crimes jamais foram solucionados. Vale a pena para os amantes do gênero.