Translate

A Estrada Da Noite, de Joe Hill


Joe Hill é filho de Stephen King e segue direitinho os passos do pai. A Estrada da Noite é um romance de terror bastante interessante e bem costurado. Um astro do rock cinquentão costuma colecionar artigos bizarros. Quando vê num leilão online um fantasma a venda, não hesita em arrematar o item. O tal fantasma que  habita um paletó é recebido numa caixa em forma de coração.  A partir daí, Jude e sua namorada atual vão passar por maus bocados em função da vingança do fantasma que é, nada mais nada menos, que o pai de uma antiga namorada do roqueiro que cometeu suicídio ao ser dispensada. A busca pela verdade e o desejo de se livrar de vez da alma penada leva o casal a uma viagem de carro até a cidade natal da moça que se matou. E haja adrenalina e tensão. E claro, algumas revelações surpreendentes ao longo do caminho. É livro para se ler sem medo... ;)

A Vizinha (2007)



A Vizinha é um filme desconfortável, ainda mais se levarmos em conta que é baseado em fatos reais. A história se passa nos Estados Unidos, anos 50. Numa vizinhança, uma mulher desequilibrada mãe de alguns garotos submete uma sobrinha órfã a torturas e maus tratos, insuflando nos filhos um prazer macabro. David, um guri amigo dos meninos participa da trama sem saber como evitá-la. Vale uma sessão da tarde.


Família Vende Tudo (2011)



Família Vende Tudo é uma comédia pouco engraçada que nos conta a história de uma família pobre e endividada que tem a brilhante ideia de dar um golpe num cantor brega de sucesso. Como arma e isca eles lançam mão da filha adolescente Lindinha. As atuações são bastante boas. O que não é bom é o filme. Muitos talentos desperdiçados. Uma pena.


Guia Politicamente Incorreto da Filosofia, de Luiz Felipe Pondé



É fato: Guia Politicamente Incorreto da Filosofia é um dos livros que eu mais gostei de ler nos últimos tempos. O motivo é simples... nele li coisas que eu penso mas não falo, por covardia mesmo, por não querer o povo ligado no politicamente correto (PC) me enchendo o saco. Durante a leitura constatei algo que eu já imaginava sobre mim mesma; não faço parte da turma politicamente correta, sou uma "incorreta" em vários aspectos e sim, acho esse patrulhamento PC uma droga, algo forçado e não natural, tal qual sorriso de fotografia posada. O livro aborda os mais variados assuntos: política, mulheres, crenças, beleza, relacionamentos, natureza humana e muito mais. Uma delícia de leitura que em vários momentos me fez dar gostosas risadas. Assim sendo, caso você seja um simpatizante e praticante da "praga PC", como bem diz o autor, cuidado ao ler este livro, pois suas páginas podem lhe parecer ásperas ou agressivas. Para mim foi um oásis em meio a tanta hipocrisia. Beleza total.

Para Maiores (2013)



Não sei como expressar o que senti ao ver essa comédia. Eu gosto de comédias e pode ser o maior besteirol do século que eu dou risada. Até humor negro me diverte. No entanto, Movie 43, é tão esquisito que não tenho certeza se achei realmente graça nas situações. Tá... digamos que a primeira história, com Kate Winslet e Hugh Jackman é engraçada; o mesmo posso dizer do garoto que é educado em casa pelos pais; Batman e Robin dão um caldo e a reação dos homens à menarca da menina também merece nota... mas é só. São 14 historinhas independentes, cada uma com diretor e elenco próprios. Na tela, um desfile de rostos conhecidos. Contudo, as situações são tão bizarras e exageradas que  a graça se perde dando lugar ao espanto. E espanto tipo "que porra é essa?". Quando o filme acabou tive a sensação de ter perdido tempo. Vale como curiosidade, mas não diria que recomendo.


Os 4400 (2004-2007)


Ao longo de vários anos 4400 pessoas de diversas idades e etnias desapareceram porém todas retornam no mesmo dia, numa bola de luz, na cidade de Seatle. Não obstante o tempo em que estiveram fora, todas voltam com a mesma idade que tinham quando sumiram e com a sensação de que apenas pouco tempo  havia se passado. Cada um dos 4400 desenvolveu alguma habilidade especial. As autoridades não sabem como lidar com os retornados, que tentam se readaptar as suas vidas. Algumas pessoas os apoiam outras os temem. Ao longo do seriado vamos acompanhar a vida de alguns deles e a luta entre o bem e o mal. O que eu achei mais interessante nessa empolgante série é que o tempo todo ficamos sem saber quem é o "bandido" e quem é o "mocinho". Pelo menos quatro vertentes se formam ao longo da história e todas convencem como sendo do bem e do mal ao mesmo tempo. Só no desfecho é que algo se define mas mesmo assim... Só o futuro dirá. Ficção científica, ação, drama, romance e fantasia desfilam ao longo da história que quando termina deixa um gostinho de quero mais. Excelente diversão. Não perca.


A Menina Que Não Sabia Ler, de John Harding


A história de Florence e Giles pega o leitor da primeira palavra e segue num crescente interesse até o desfecho da trama. É 1891 e dois irmãos órfãos, negligenciados pelo ausente tio e tutor, são cuidados pela criadagem numa mansão afastada de tudo, na Nova Inglaterra. Florence tem 12 anos e é proibida de aprender a ler, enquanto seu irmão Giles é educado por preceptoras e num colégio interno por algum tempo. Florence descobre a biblioteca da propriedade e acaba se encantando com os livros e aprende a ler por si mesma (escondendo sua habilidade de todos). A ligação entre a menina e seu irmão é fortíssima. Há um mistério quanto ao passado dos pais das crianças e o relacionamento com as preceptoras não é dos melhores. Um amigo asmático, um inspetor de polícia, um médico e alguns empregados são outros personagens que iremos encontrar. O livro é excelente! A história se desenvolve num ritmo envolvente e toda a doçura inicial vai paulatinamente dando lugar a um suspense surpreendente. Imperdível. Tomara que vire filme! ;)


O Evangelho Segundo São João (2003)



Narrado por Christopher Plummer e tendo Jesus interpretado por Henry Ian Cusick (o Desmond de Lost), o Evangelho Segundo São João nos conta a vida de Jesus através das palavras do "discípulo amado". Com relação à história, nada a acrescentar, todos a conhecemos mesmo que vagamente. O filme é bom mas poderia ser melhor... A recriação da época é meticulosa e as interpretações são boas mas talvez pela duração, quase três horas, acabe ficando cansativo. Ainda assim vale a pena.


S.E.G.R.E.D.O. - Sem Julgamentos, Sem Limites, Sem Vergonha, de L. Marie Adeline



Embora esse seja mais livro erótico voltado para o público feminino ele é bem interessante. Melhor, interessante, apenas. Uma garçonete viúva deixou de lado sua vida sexual. Um dia é convidada para participar do S.E.G.R.E.D.O. , uma espécie de clube privado que pode proporcionar a realização de suas fantasias sexuais.  O lance funciona em fases e a cada etapa cumprida a moça ganha um talismã. Bem, tem fantasias para quase todos os gostos; faltaram algumas, mas também só conta a história de uma pessoa e não enrola a coisa em vários volumes (sem trocadilho). Pelo menos as situações são variadas e não fica naquele reme-reme de Cinquenta Tons de Cinza.  Cassie, a protagonista, ganha um final surpreendente que dá à história pontos a mais. Fininho, leitura rápida. Distrai.

Lost (2004-2010)



Eu assisti Lost do jeito tradicional: temporada após temporada com aquela angústia característica por causa dos longos intervalos entre uma fase e outra. Eu gostei da série mas desse jeito muito da história se perdeu e fiquei decepcionada com o final. Todavia, há pouco tempo compramos o box com todas as temporadas e revimos a série toda em dez dias seguidos, vários episódios por dia, aproveitando as férias do maridão. E se eu já tinha gostado de Lost "picotada", gostei mais ainda agora. Isso porque foi mais fácil fazer as conexões e "pescar" algumas dicas do que estava por vir. O fato de já conhecer o desenrolar da história, facilitou muito meu foco. Sabendo o que havia ficado confuso e no que prestar mais atenção, tudo ficou mais interessante e as situações antes obscuras, acabaram por se revelar aos meus olhos. E até mesmo o final eu gostei. De alguma forma passou a fazer sentido e eu não fiquei com a sensação de "ah era só isso?"...  A série começa com o personagem Jack abrindo os olhos e termina com ele fechando os olhos. Apenas uma coisa ainda me deixou claudicante: por que o Ben não se juntou aos demais no final? Alguém sabe? Entendeu? Aqui em casa cada um interpretou de uma maneira...

Umbanda - A Caminho da Luz, de Paulo Newton de Almeida


Eu sempre quis saber a respeito da umbanda, porém nunca havia feito nada para saciar minha curiosidade. Noutro dia, na livraria, comecei a verificar os títulos sobre o assunto e daquilo que vi com meus olhos leigos, o livro de Paulo Newton de Almeida foi o que mais me chamou atenção. E creio que fiz a escolha correta, pois o livro é bastante esclarecedor, o autor não fica mistificando as coisas, ao contrário pareceu-me ser uma pessoa muito séria e bastante lúcida nas suas observações, até mesmo naquelas em que discorda com algumas coisas no modo de operar a crença. Ele discorre sobre os orixás, sobre os guias espirituais e suas falanges, fala dos apetrechos usados, dos rituais, das iniciações, enfim, nos dá uma boa visão do que é a Umbanda e seus preceitos. Um obra esclarecedora que recomendo à todos que desejam conhecer de uma forma bem ampla e ao mesmo tempo concisa essa interessante religião tão brasileira que tem origens africanas, europeias e indígenas.